Como criar um artigo do zero


Pra começar, ninguém cria nada do zero. No momento em que você para e começa a escrever seu artigo, você já parte com a vontade e a iniciativa de escrever, e isso já é um fator importante. Além disso, você coloca no texto alguma ideia ou inspiração que te motivou a escrever. Você pode não acreditar, mas esse primeiro passo é muito importante no processo, no SEU processo.

Um artigo, antes de ser publicado e ganhar outras interpretações, é seu e fala mais sobre você do que você imagina. A escolha do tema para o seu artigo nunca é aleatório.

Pode ter a ver com o que você está trabalhando no momento, com assuntos que estão gritando aí dentro por algum motivo, com temas que fazem seus olhos brilharem, com assuntos os quais você sabe muito e quer compartilhar. Enfim, é um mundo de possibilidades, mas é um mundo no qual você faz parte e onde você tem voz.


Então, se você chegou até aqui, deve estar se perguntando como criar um artigo do zero. Vou dar alguns passos que eu sigo no meu processo que podem ajudar no seu.

  1. Reflita sobre os temas que você gostaria de escrever, não só neste artigo, mas nos próximos. Pense na escrita como um processo e não só como um evento único. Se estes temas têm a ver com você, com a sua marca e com o seu público, melhor ainda.

Confesso que quando comecei, não pensei em uma unidade de temas, só deixei aquela vontade de escrever sair. Mas, com o tempo, fui definindo melhor o caminho. Isso ajuda a ter ideias e a escrever com frequência.


2. Escolha por onde você quer começar: título, introdução, escolha das imagens, anotações desencontradas, enfim, como falei antes, o processo é seu e precisa funcionar pra você. Decida começar e por onde começar.


3. Aproveite o trajeto. Enquanto você for escrevendo, você vai descobrindo o seu jeito de escrever, as suas palavras preferidas, a sua voz, e até sentimentos e emoções que a sua escrita desperta em você. Curta tudo isso!


4. Publique o seu artigo. Aqui ou em outro lugar. Não se esconda aí atrás com medo de críticas, revisores de plantão ou haters. Só publicando, você vai descobrir o que o seu texto gera nas outras pessoas, além de enxergar outros benefícios para a sua imagem e para seu trabalho.


Vale à pena começar. Espero ver seu artigo por aqui em breve.

 (51) 99240.1288

cinthiadallavalle

Copyright© 2017