Escreva a sua história


Escreva a sua história agora mesmo, porque a gente costuma procrastinar as coisas que são importantes na nossa vida, não é verdade? E por que escrever a sua história pode ser tão importante assim? Respondo neste artigo tintim por tintim.


Você, gostando ou não e sabendo ou não escrever, as suas histórias de vida são tão importantes quanto o patrimônio que você constrói durante a duração dela. Arrisco a dizer que são mais importantes do que isso.


Mas por quê?


Agora só se fala em Storytelling e no poder de contar histórias, mas pode ser difícil de entender os motivos de tudo isso.


Mas as razões são simples e é na simplicidade que está o segredo e o poder das histórias. Vou citar algumas delas:


Porque elas atraem. Porque elas contam a verdade sobre alguém, e a verdade é sempre interessante.


Porque elas aproximam. Porque as pessoas se identificam com as histórias, pelo menos com algum dos momentos da jornada.


Mas como utilizar essa técnica na vida e nos negócios?


Novamente com simplicidade, no dia a dia, naturalmente.


. No seu perfil do LinkedIn e das redes sociais. Não coloque somente suas formações e o que você faz. Fale mais de você, da sua trajetória e desafios. Os diferenciais geralmente veem daí.


. No site da sua empresa. O famoso QUEM SOMOS raramente fala sobre quem a sua empresa é de verdade. Aproveite essa vitrine para contar a história do seu empreendimento, da sua família, do que mais importa para você.


. Nos seus conteúdos. Somos expostos diariamente a uma massa de conteúdo (artigos, posts, imagens, podcasts, vídeos etc.) que falam, falam, mas não agregam muita coisa nas nossas vidas. Os que agregam são pinçados e guardados até que outras informações mais importantes os substituam. A competição pela atenção é gigantesca! Por isso, as histórias se sobressaem de uma forma natural.


. Nas suas conversas e reuniões. Para atrair a atenção das pessoas, as histórias conseguem resultados imediatos e duradouros. É claro que você não deve ficar o tempo todo contando histórias ou falando sobre você. Ninguém te aguentaria. Estou dizendo para você não falar apenas do foco da reunião ou da conversa, e abordar o assunto através de uma história que passe a mensagem de uma forma mais leve.


. Nas suas negociações e nas suas vendas. Existem argumentos e técnicas de vendas já manjadas e vistas com preconceito por muita gente, de tanto que foram utilizadas. Por isso, se você contar uma história, os resultados podem ser diferentes.


Voltando ao título, por que escrever a sua história, afinal?


Porque ela é a base para o seu presente e para o seu futuro. Tendo a consciência sobre cada passo importante que você deu na vida, e interpretando-os como aprendizados, fica mais fácil fazer novas escolhas e tomar decisões, não acha?

Em um dos momentos em que mais me senti perdida na vida, recorri a esse recurso como forma de desabafar e organizar as minhas ideias. Funcionou. Não sabia para onde aquelas palavras todas me levariam, mas confiei no método e me surpreendi com o resultado. Me encontrei na própria escrita e fiz dela a solução para os meus problemas.

Mesmo que você não se encontre na escrita, ela pode te ajudar a contar a sua história e a usá-la a seu favor em muitos momentos.


Como sempre digo, a sua história dá um livro! Acredite no poder que você pode ter através dela.

 (51) 99240.1288

cinthiadallavalle

Copyright© 2017