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Conteúdo: a saída para divulgar serviços com propaganda restrita


Existem profissões regulamentadas em que o Código de Ética proíbe a Propaganda que tem o objetivo de alcançar muitas pessoas e estimular o consumo. Os profissionais das áreas do Direito, Medicina e Odontologia, por exemplo, devem seguir rígidas restrições quanto à Propaganda, segundo os respectivos Códigos de Ética.


Mas isso não significa que esses profissionais devam trabalhar no anonimato, sem nunca se expor. Dentro desse contexto, o Marketing de Conteúdo entra como uma saída para que eles consigam comunicar autoridade dentro do seu mercado de atuação.


Não precisamos falar sobre preço e cases para criarmos autoridade para o nosso nome. Basta criarmos e compartilharmos conteúdo referente ao nosso trabalho, com constância e organização.


O que fazer, então?

. Estude todo o Código de Ética da sua profissão e saiba com detalhes o que é permitido e o que é proibido em relação a divulgação dos seus serviços.


. Faça uma pesquisa sobre o que os profissionais da sua área estão fazendo em termos de Propaganda e Publicidade. Mas não siga-os cegamente, crie um perfil diferenciado para você.


. Pesquise sobre as alternativas de Marketing de Conteúdo que você pode optar sem ferir as regras da sua profissão.


. Foque no conteúdo informativo, sem mostrar preços, promoções e cases, se não for permitido.

  • Crie artigos e publique-os no seu blog e no LinkedIn. Artigos com assuntos de interesse do seu público, tirando dúvidas comuns a muitas pessoas pode ser o começo de uma produção de qualidade e de uma relação duradoura.

  • Crie E-books com conteúdo gratuito para obter contatos e conquistar a confiança do seu público, através de conteúdo relevante e de qualidade.

  • Organize webinários e palestras online, para começar. Quando você já tiver segurança para expor o seu conteúdo, comece a oferecer palestras e eventos presenciais. No caso de cursos e palestras, você pode anunciar nas redes sociais com mais tranquilidade, porque não é o seu serviço diretamente que você estará divulgando. Mas lembre-se de estudar se isso é permitido pelo seu código de Ética.

. Organize eventos que agreguem valor ao seu setor, como conversas com profissionais da área, com especialistas convidados. Ensinar profissionais do mesmo ramo que o seu é uma oportunidade maravilhosa para você crescer e ajudar os outros a crescerem junto.


. Participe de eventos da sua área, como espectador e como palestrante. Com o tempo e com o seu nome sendo reconhecido pelo mercado, ser palestrante será mais fácil e natural, pois você será convidado e não se convidará para participar.


. Crie a sua comunidade e divulgue atividades, cursos e novidades através dela. Os grupos do WhatsApp, O WhatsApp Business com as listas de transmissão, grupos no Facebook e no LinkedIn são ótimos recursos de Networking e divulgação.


. Mantenha uma frequência dessas atividades e não quebre esse compromisso por quase nada. No início, como todo o hábito, será mais trabalhoso, mas, com o tempo, entra na sua rotina naturalmente. E, à medida que você enxergar os resultados dessas ações, esse hábito vira um prazer.


É claro que quanto mais especialista você for, as chances de criar conteúdos interessantes são maiores. Mas se você for generalista, através de conteúdos originais e inéditos, você também pode se destacar. Aos poucos e com muito Networking.


Ah, mas onde vou achar tempo para isso?


Posso ouvir daqui algumas pessoas falando que não têm tempo para parar e escrever frequentemente. O que posso dizer é que você leva muito mais tempo para procurar clientes do que para escrever um artigo, não é verdade?


Pois é, então não procure desculpas e determine um tempo semanal ou mensal para essa atividade. Aos poucos, ela fará parte da sua rotina de trabalho, naturalmente.


É isso, não desista do seu Marketing, seja qual for a sua área de atuação. Conheça a fundo as regras da sua profissão (o que é permitido e o que é proibido fazer), aprenda sobre Marketing de Conteúdo e mergulhe nesse mundo cheio de possibilidades.


Te vejo por aqui!

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