A mágica de escrever um livro


Você já reparou que, mesmo com uma variedade gigante de conteúdo e informações (online e impresso) disponível por meio de diversos veículos de comunicação e educação, o velho livro ainda não perdeu a sua aura de superioridade e magia? É incrível ver muitos profissionais, incluindo eu, com o sonho de escrever um livro! É lindo ver tanta gente lendo muito, inclusive com fila de espera de leituras.


Na minha visão, de uma autora em construção, relaciono toda essa mágica que envolve um livro a algumas razões específicas. E quais são essas razões tão mágicas para um autor?

  1. O livro é atemporal: o autor e o conteúdo ficam eternizados e isso mexe com o nosso desejo de deixar um legado na vida, de ser lembrado de alguma forma. Sabe aquele famoso “para sempre” que tanto queremos para os nossos relacionamentos e para os momentos mais felizes? O livro realiza com maestria!

  2. Escrever um livro é se superar: mesmo que o autor não venda nenhum exemplar, ele escreveu um livro e isso já é tanto! Tanta iniciativa, tanto conteúdo, tanta vontade de ser um escritor. Tanta luta contra a autossabotagem, não é?

  3. Um livro gera autoridade: quem escreve um livro comunica que sabe do que está falando, que tem experiência no assunto e que tem ensinamentos a passar adiante.

  4. Um livro abre portas: melhor do que apresentar um cartão de visitas, é apresentar um livro escrito por você mesmo. Ele possibilita que você dê cursos, palestras e seja uma referência no assunto que você escreveu. É claro que, para tudo isso, você precisa estar sempre se aprimorando e aprendendo. Um livro não é o final da história, mas sim, o primeiro capítulo da sua trajetória, da sua imagem e da sua carreira.

  5. Um livro não é necessariamente a consagração de uma carreira: você pode escrever um livro mesmo se você estiver começando a sua trajetória profissional. Porque você, mesmo no início, já tem muito a ensinar, acredite! Além disso, o seu livro pode falar sobre assuntos não relacionados a sua profissão. Experiências de vida, sentimentos, ficção, poesias e mais uma infinidade de possibilidades estão a sua disposição para rechearem as páginas do seu livro.

  6. Escrever um livro é ferramenta de autoconhecimento: não somente um livro, mas o ato de escrever é uma forma de se conhecer mais como pessoa e como escritor, descobrindo o que move a sua escrita, o que te inspira e o que te motiva na vida e nesse ofício.

  7. A possibilidade de se tornar uma pessoa melhor: através da vontade de compartilhar conhecimento e de ajudar as pessoas através dele, o autor se envolve e se compromete com uma missão maior do que o livro: passar adiante o conhecimento que pode ser útil para outras pessoas.

  8. A vantagem de nunca mais estar sozinho: escrever um livro é saber que você vai se conectar com o mundo ao seu redor, com pessoas que pensam parecido e com outras que discordam de você. Com outros sonhos, sentimentos, ideias, problemas e soluções. O seu mundo será descoberto e você vai descobrir outros tão ricos quanto o seu. Se isso não é mágica, não sei o que mais pode ser!

Espero que essas razões que explicam a magia de escrever um livro te motive a ser um autor, se esse for seu sonho e sua vontade. E se você lembrar de mais motivos que movem os autores a escreverem um livro, conte pra mim. Vai ser um prazer aumentar essa lista.


Até a próxima!

 (51) 99240.1288

cinthiadallavalle

Copyright© 2017