Hoje em dia está na moda ser único. Você já deve ter escutado alguns mantras como: Seja você mesmo! Procure um diferencial! Tenha um propósito inédito!
Mas a pergunta que não quer calar é:
Como conseguir isso sem ser igual a todos que estão tentando ser únicos?
Para elaborar essa resposta, fui procurar sinônimos para a palavra único e vi que o problema todo começa na definição. Nem mesmo como palavra, único consegue ser único.
26 sinônimos de único para 4 sentidos da palavra único.
Vou seguir a sequência desses sinônimos pra falar o que eu penso sobre o assunto, certo?
Que é apenas um:
1 um, uno, só, sozinho, desacompanhado.
Não estamos sozinhos nesse mundo, portanto, não somos apenas 1, nem mesmo quando se fala em criatividade e criação de novos conceitos. Nós buscamos ótimas ideias o tempo todo. O problema é que queremos exclusividade na autoria dessas ideias, que só são geradas a partir de estudos, coisas já criadas, ideias já pensadas, aplaudidas ou não.
Se trabalhamos em uma empresa, o processo é ainda mais complicado, porque uma grande e boa ideia pode levar o profissional a conquistar um cargo maior, mais dinheiro e mais reconhecimento.
Mas é bem provável que essa grande ideia não tenha vindo de uma única pessoa. É quase certo que ela tenha sido gerada em um processo de brainstorming (tempestade de ideias), em uma conversa informal com a equipe ou tenha sido aprimorada de uma ideia anterior do colega.
E aí, e como ficam os outros autores da ideia?
Fazemos parte de uma eterna troca e o processo criativo é uma grande contribuição. Apesar de sempre buscarmos a autoria das ideias, de preferência, que seja a nossa, não somos gênios isolados na ilha do tão famoso e procurado Oceano Azul!
Por isso, se você tiver uma ideia boa ou genial, dê os devidos créditos a todos os envolvidos no processo. Muitas vezes, a ideia é totalmente sua, mas no caso de não ser, reconheça a ajuda dos envolvidos.
Que é diferente de todos os outros:
2 singular, ímpar, original, diferente, exclusivo, sem igual, sem-par, sem-segundo, extravagante, excêntrico, sui generis.
Na busca da diferenciação, cada um escolhe o seu caminho. Alguns optam por ser extravagantes e excêntricos, falando (escrevendo) palavrões ou se expressando com um tom de conversa íntima. Outros escolhem abordar assuntos mais técnicos, com um certo distanciamento do seu público.
O importante é que esse posicionamento e estilo de escrita seja o mais próximo possível do que você é ao vivo.
Se você costuma falar palavrão e o seu público também, continue escrevendo palavrões.
Se você nunca fala palavrões, não comece a falar agora pra parecer mais descolado.
Se você fala um Português coloquial demais, cheio de errinhos, não recomendo escrever assim, apesar de que muita gente faz isso, seja intencionalmente ou não. Na minha opinião, erros acontecem, mas vejo muitos textos sem nenhuma revisão, o que, pra mim, comunica um certo descaso com o seu público. Mas é somente a minha visão.
A sua imagem não deve ser um fardo pesado de carregar, com esforço para manter. Ela deve ser natural, não um papel representando, entende? Porque, caso contrário, mais cedo ou mais tarde, você desistirá de escrever.
Que é superior aos demais:
Ser único não pode ser confundido com ser superior porque, se partirmos o nosso trabalho desse ponto, só vamos gerar repulsa e não a empatia que tanto queremos.
Que não tem precedentes:
Esse ponto acredito que seja o mais possível. Através de um trabalho de criação mais elaborado, podemos ter ideias e criar textos inéditos. Mas sem abrir mão de inspirações, trechos de livros ou músicas que complementem as nossas ideias. Tudo isso faz parte do show!
Cada um de nós já é ÚNICO e sem cópias. A busca deve ser por um trabalho que faça você aparecer nesse cenário cheio de únicos querendo ser mais únicos ainda.
O seu trabalho, se for realizado do seu jeito e com a sua essência, vai ser único e incrível! Acredite!
Tire o foco dos outros e coloque em você.
Comments